domingo, 15 de maio de 2011

Receita de empadão de presunto e queijo


Ingredientes
Massa
1 tablete de Caldo de Carne
1 tablete de fermento biológico (15g)
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 ovo
4 colheres (sopa) de óleo
Recheio
1 tablete de Caldo de Carne
2 colheres (sopa) de leite quente
1 xícara (chá) de presunto picado (150g)
1 xícara (chá) de queijo minas picado (100g)
meia xícara (chá) de queijo parmesão ralado (50g)
2 ovos
meia colher (chá) de pimenta-do-reino
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de salsa picada
meia xícara (chá) de azeitona verde picada
1 tomate picado
1 cebola cortada em rodelas
gema , para pincelar


Modo de Preparo
Caldo de Carne
Massa
Dissolva em meia xícara (chá) de água morna o tablete de Caldo de carne e o fermento. Coloque a farinha em uma tigela, faça uma cova no centro e adicione o Caldo de carne dissolvido junto com o fermento, o ovo e o óleo. Trabalhe a massa, misturando bem todos os ingredientes, até que se solte facilmente das mãos. Deixe a massa descansar, coberta com um pano, por cerca de 1 hora.
Recheio
Dissolva o tablete de Caldo de carne no leite. Junte o presunto, os queijos, os ovos, a pimenta, a farinha, a salsa, as azeitonas, o tomate e a cebola. Misture bem e reserve. Abra a massa em forma de um retângulo com o auxílio de um rolo. Coloque-a em uma assadeira retangular grande (24 X 34cm) untada e espalhe o recheio no centro. Pincele as laterais com a gema, dobre cada lado menor, deixando cerca de 2 dedos da massa sobre o recheio. Dobre as laterais maiores uma sobre a outra, formando um envelope. Pincele com a gema e leve ao forno médio-alto (200°C), por aproximadamente 45 minutos.
Dicas
O queijo Minas frescal pode ser ricota sem o soro (escorrida em pano de prato). O fermento para pão é também conhecido como fermento biológico. Para que a massa cresça mais rapidamente, deixe-a coberta em local aquecido e sem corrente de ar.
Congelamento
Se desejar, congele o empadão já assado e frio. Embale, etiquete e leve ao freezer ou duplex por até 3 meses. Para descongelar, leve-o ao forno baixo (150°C) até aquecer.
Microondas
Não recomendamos o preparo desta receita em microondas, pois o resultado final não é satisfatório

Nenhum comentário: