Aprenda como fazer sabonetes artesanais para ganhar um dinheiro extra e presentear os amigos. O sabonete fica uma delícia para tomar um gostoso banho relaxante.
Veja o passo-a-passo do sabonete e as instruções de como fazer.
Materiais para fazer em casa o sabonete artesanal de glicerina com ervas:
* 1kg de base glicerinada
* 30ml de essência
* corante alimentício
* folhas, flores ou ervas desidratadas
* recipiente de esmalte ou de vidro temperado
* bastão de vidro ou colher de plástico descartável
* forma ou panela para banho-maria
* etiquetas de identificação dos produtos
* fôrmas de silicone ou fôrmas de chocolate
* álcool de cereais
* conta-gotas
Modo de preparo:
* Em um recipiente de esmalte, derreta a base de glicerina em banho-maria até dissolver muito bem, junto com o corante. Não há a necessidade de mexer a base enquanto estiver no banho-maria.* Quando a base estiver totalmente diluída retire do banho-maria e com um auxílio de um bastão de vidro, mexa a base derretida, afastando a nata que irá se criando. Mexa até acabar a evaporação.
* Acrescente a essência, coloque em fôrmas para secar com as ervas dentro (3h aproximadamente).
* Desenforme cuidadosamente e acerte as rebarbas. Embale o sabonete com filme plástico e fixe-o com uma etiqueta de identificação.
Obs: Devido ao fato de as folhas, flores ou ervas desidratadas serem leves, o procedimento deverá ser da seguinte forma: Coloque cerca de 2mm da base derretida na forma. Em seguida colocamos as ervas sobre a base. Aguarde cerca de 1min e acrescente o restante da base.
Para que o sabonete fique inteiramente “recheado” com ervas, procedemos da forma anterior, mas sempre fazendo camadas de colagem das ervas.
Dentro de um mesmo sabonete podemos colocar ervas diferentes, flores e folhas, sempre colocando as mesmas em camadas pequenas. Podemos combinar também vários tipos de cores e essências para cada camada.
Essa receita de sabonete foi feita pela professora de artesanato Regina Célia Doreto.
Assita o vídeo de como fazer sabonete.
Um comentário:
Gostaria de saber a validade dos sabonetes!
Postar um comentário